Influenciadores e atletas podem ser banidos da publicidade de bets
Publicado em: 29 de maio de 2025
Atletas e influenciadores podem ser excluídos da promoção de apostas
Na última terça-feira (28), o Senado deu um passo importante ao aprovar, na Comissão de Esporte, o Projeto de Lei 2.985/2023, que traz severas limitações à divulgação de apostas esportivas conhecidas como bets.Esse projeto proíbe a participação de influenciadores, atletas e celebridades em campanhas publicitárias relacionadas a apostas, além de estipular normas rigorosas sobre os horários e formatos de exibição dos anúncios.A proposta recebeu apoio unânime e aguarda votação no plenário, onde, se aprovada, seguirá para análise na Câmara dos Deputados, antes de se tornar lei.
Criticas à proposta pelo Instituto Brasileiro de Jogo Responsável
O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) fez uma declaração em desacordo com a proposta que passou no Senado.Segundo o instituto, essas restrições podem dificultar a comunicação entre as plataformas de apostas regulamentadas e os consumidores, favorecendo a ação de sites ilegais.
“Essas restrições expõem o apostador ainda mais ao mercado ilegal, que já representa cerca de metade do mercado, sem controle, sem garantias e sem retorno à sociedade.”
Instituto Brasileiro de Jogo ResponsávelManifesto critica projeto de lei aprovado no SenadoA entidade também enfatiza que o Brasil está desenvolvendo um marco regulatório — com a Lei 14.790/23, a Portaria nº 1.231/24 da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) e o Código de Autorregulação do CONAR — e defende que a publicidade legal pode servir como um meio de orientação e proteção ao consumidor.
O que será proibido?
Se o Congresso aprovar, o projeto irá proibir diversas práticas relacionadas à promoção de apostas, incluindo:
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Promoção de bets durante transmissões ao vivo de eventos esportivos;
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Apresentação de cotações (odds) dinâmicas em tempo real fora das plataformas oficiais;
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Anúncios impressos e ações publicitárias fora dos horários permitidos;
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Envolvimento de atletas, ex-atletas (com menos de 5 anos de aposentadoria), artistas, comunicadores, influenciadores e autoridades em campanhas publicitárias;
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Patrocínio direto ou indireto a árbitros e às entidades de arbitragem;
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Divulgação de apostas como uma opção de sucesso, renda, alternativa de trabalho ou investimento;
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Uso de personagens, animações ou inteligência artificial direcionada ao público jovem;
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Mensagens sem a autorização prévia do usuário;
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Conteúdo que possa ser considerado misógino, sexista ou discriminatório;
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Publicidade estática ou digital em estádios, salvo algumas exceções especificadas.
Além disso, a proposta assegura que plataformas e veículos digitais que não removerem anúncios que estejam em desacordo com as novas regras, mesmo após serem avisados pelo Ministério da Fazenda, podem ser responsabilizados solidariamente pelo que divulgaram — englobando provedores de internet, redes sociais e sites de streaming.
O que será permitido
A proposta permite que a publicidade de bets seja veiculada em horários e formatos definidos:
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Na TV aberta, por assinatura, redes sociais e internet: das 19h30 às 24h;
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Em rádios: das 9h às 11h e das 17h às 19h30;
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Durante transmissões esportivas: nos 15 minutos que antecedem e seguem o evento;
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Nos sites e aplicativos das operadoras ou patrocinados, desde que a visita seja voluntária;
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Marcas durante as chamadas de transmissões (entre 21h e 6h), sem convite para apostas ou menção a bônus ou odds;
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Publicidade em redes sociais alimentadas por maiores de 18 anos, com opção clara de descadastramento.
Durante a discussão, o texto foi modificado para levar em conta as preocupações de clubes de futebol que temiam perdas financeiras com a ampla proibição de exposição de marcas em estádios.O projeto ainda permite que casas de apostas exibam suas marcas em estádios e uniformes, contanto que sejam patrocinadoras oficiais do evento ou do time em campo — com um limite de um anunciante por time.Alongada ao PL 2.985/2023, está em trâmite no Senado o Projeto de Lei 3.405/2023, do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que propõe normas ainda mais rigorosas para a publicidade de apostas esportivas.Embora Girão tenha votado a favor da versão que foi aprovada, ele reiterou sua preferência pela eliminação total da publicidade de bets. O andamento concomitante desses dois projetos sugere que as limitações legais sobre o setor devem continuar ganhando força ao longo dos próximos meses.